Sistemas de controle de estoque: por que devem ser adotados?

sistemas de controle de estoque

Certamente, um dos maiores desafios de uma empresa, seja qual for seu segmento, é gerenciar suas mercadorias. Nesse sentido, a fim de facilitar essa tarefa existem os sistemas de controle de estoque.

Tais ferramentas oferecem uma série de recursos e funcionalidades que permitem monitorar as operações e acompanhar o que acontece com o inventário a cada movimentação.

Assim, através de atividades automatizadas e atualizadas constantemente, é possível manter o estoque em ordem e garantir a precisão das informações.

Quer saber como a tecnologia pode ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados e prosperar? Então confira este conteúdo na íntegra e descubra as vantagens proporcionadas pelos softwares de gestão de estoque!

O que é um sistema de gestão de estoque?

Resumidamente, podemos dizer que gestão de estoque é o controle dos produtos que determinado negócio comercializa. 

Embora muitos gestores ainda recorram, por exemplo, a uma planilha de controle de estoque para administrar a cadeia de suprimentos, a medida é bastante ultrapassada e oferece muita margem para erros.

A fim de evitar esse risco, surgiram os softwares especializados nessa missão!

Ou seja, um sistema de gestão de estoque faz o controle do fluxo de mercadorias de maneira automatizada e precisa. 

Com poucos cliques é possível verificar a entrada e saída de produtos, cadastrá-los, rastreá-los, manter as vendas e o faturamento atualizados, checar as quantidades mínimas e máximas necessárias dentro de um período e muito mais!

Acompanhar tudo o que acontece é muito simples, seja por meio de uma série numérica de identificação específica, do código de barras do produto ou consultando uma nota fiscal. 

A análise é inteligente e, a partir dela, outras funções relevantes podem ser disponibilizadas.

Qual a importância de um sistema de controle de estoque?

Apesar dos programas voltados à gestão de estoque apresentarem diferentes benefícios, um dos maiores, sem dúvida, é o apoio ao setor de produção. 

Isso porque, planejar cronogramas, prever demandas, evitar ociosidade, atrasos e desperdícios é muito mais prático quando se conta com os recursos disponíveis nessas ferramentas.

Os sistemas de controle de estoque fazem a gestão de cada item presente no armazém, permitindo que o status do estoque seja atualizado em tempo real. 

Consequentemente, as informações não se perdem, não atrasam e as chances de surgirem erros relacionados ao inventário diminuem. 

Além disso, desse modo, fica mais fácil tomar decisões rápidas e coerentes.

 

Leia também:

Por que você precisa de um software de gestão de logística?

Gateway de frete: a importância do rastreamento de pedidos

 

Conheça as 5 principais vantagens desses softwares

Agora que você já sabe o que são e para que servem os sistemas de controle de estoque, é hora de conhecer alguns dos maiores benefícios obtidos ao adotá-los no seu negócio.

Confira a seguir:

1. Versatilidade

Quando desenvolvidos por empresas sérias e especializadas, os softwares de gestão de estoque podem ser utilizados por qualquer tipo de organização empresarial.

Sistemas completos e verdadeiramente funcionais são versáteis e não oferecem apenas os mecanismos voltados ao controle do inventário. 

Afinal, por meio de telas com múltiplas opções e menus intuitivos são capazes de controlar processos fiscais, financeiros, de recursos humanos e comerciais.

2. Integração

Os programas ainda têm o potencial de relacionar e integrar dados referentes a estoque, compra, venda, produção, demanda de fabricação e pedidos, por exemplo. Assim, todas as informações se tornam centralizadas e organizadas.

Como resultado, se torna mais efetivo o controle de processos e o acesso àquilo que se busca, como indicadores de desempenho, cargas que entram e saem da empresa, entre outras informações relevantes.

3. Reabastecimento

Manter o estoque mínimo ou máximo é uma decisão que exige análise cuidadosa, a qual deve ser feita tendo como base a situação real da empresa. 

Em outras palavras, a produção não deve ser além e nem aquém do necessário. Caso contrário, muitos tipos de prejuízos podem ser desencadeados.

E nisso, o investimento em um bom software de controle de estoque também pode ajudar! 

Isso porque, os programas conseguem cruzar dados e identificar as demandas a qualquer momento e em qualquer lugar, garantindo que os números do inventário sejam confiáveis e mostrem se ele deve ou não ser reabastecido.

4. Relatórios 

Outra grande vantagem promovida pelos sistemas de controle de estoque é a geração de relatórios. 

Independentemente de qual seja o tópico, vendas, faturamento, estatísticas ou preços de matéria-prima, por exemplo, os programas conseguem fornecer gráficos, listas, dados detalhados ou resumidos com absoluta clareza e objetividade.

De tal modo, através dos recursos integrados, podem ser obtidos relatórios diários, mensais, anuais, declarações de impostos e tantos outros documentos que auxiliam no gerenciamento do armazém.

5. Escalabilidade

Se você pensa em expandir seus negócios, será imprescindível contar com um sistema de gestão de estoque moderno e eficiente. Afinal, quando a empresa cresce, também cresce o número de operações e movimentações internas.

Logo, é fundamental adotar soluções tecnológicas que sejam capazes de garantir a expansão segura da empresa, sem perder de vista tudo o que acontece e, é claro, de forma rápida e otimizada.

Por que escolher o SMO WMS?

Criado pela M&O Soluções, o SMO WMS é um sistema logístico indispensável à cadeia de suprimentos, pois organiza o estoque e controla a expedição com extrema agilidade e precisão.

Acompanhe, na sequência, o que torna o programa de gerenciamento de armazéns tão diferenciado:

Controle operacional

O SMO WMS conta com a automatização e a rastreabilidade de itens, permitindo que o inventário seja constantemente monitorado. Além disso, a ferramenta gera relatórios que servem para diversos fins e facilita a elaboração de estratégias.

O sistema ainda possibilita que integrações extras sejam realizadas, tendo como intuito acompanhar a chegada de um produto até o cliente. 

Basicamente, os processos de entrada e saída de cargas, endereçamento automático, separação e expedição se beneficiam com a implementação do programa.

Segurança e acuracidade

Como se não bastasse, o WMS gera relatórios de quantidade e valor dos itens que fazem parte do estoque, bem como informações base para auditoria e uma série de recursos que garantem a segurança dos bens.

Isso porque, um inventário correto, evita roubos e fraudes, com informações contábeis confiáveis e mantém a fidelidade do balanço contábil, se tornando referência no mercado e ganhando credibilidade com clientes e investidores.

Agilidade e redução de custos

Por fim, ao automatizar processos e agilizar operações, a ferramenta contribui diretamente com a redução de custos da empresa, uma vez que tarefas manuais exigem mais capital humano e estão mais sujeitas a falhas.

Coletando os dados corretos nas etapas de entrada, conferência, armazenagem, movimentação, separação e saídas de cada produto, todas informações podem ser concentradas e acessadas rapidamente, sem consultar um profissional da área.

Portanto, se você quer ter praticidade e segurança na hora de gerenciar seus armazéns, invista em um software realmente reconhecido e desenvolvido com tecnologia de ponta.

Otimize suas tarefas e conheça o SMO WMS agora mesmo!

Posts relacionados

logo-mosistemas

Preencha os dados abaixo.

Nosso time vai entrar em contato para tirar todas suas dúvidas