Cargas, rotas e transportadores: Como combinar todos esses fatores para gastar menos e entregar mais rápido? Essa é a resposta que a roteirização de cargas busca responder!
A roteirização de cargas é um processo para combinar a melhor sequência de paradas, considerando o tipo de carga, cliente, veículos e zona de tráfego, buscando uma maior eficiência operacional.
No passado (e até mesmo em algumas empresas atualmente) esse processo era manual, porém atualmente é realizado através de sistemas de roteirização, uma forma muito mais eficiente e rápida.
Benefícios da Roteirização
- Redução de custos: Com rotas mais curtas a economia de combustível é maior.
- Redução do tempo de trajeto: Através da roteirização conseguimos visualizar quais trajetos otimizam o tempo do transporte.
O caminho mais curto é o melhor?
Se a distância fosse o único fator a ser considerado na roteirização, o processo seria muito mais simples e fácil de ser realizado de forma manual, porém no planejamento nós temos que considerar todas as variáveis. Vejo o exemplo a seguir:
O Transporte do local “x” até o local “y” pode ser feito pela:
- Rota A: 115 Km, trecho 100% asfaltado; valor dos pedágios de R$96,80
valor gasto com combustível do caminhão VUC (6,05 km/L)
- Rota B: 100 Km, 50 km de terra, valor dos pedágios de R$ 55,30
valor gasto com combustível do caminhão VUC (4,5 km/L)
Rota B parece ser a melhor opção, certo? Inicialmente sim, mas não se antecipe, pois ainda existem diversos fatores que devem ser incluídos nesse cálculo:
- O trecho não asfaltado da Rota B pode consumir mais tempo e gasolina;
- A carga pode ser sensível e sofre mais avarias na Rota B;
- Uma quantidade maior de pedágios (independente do valor) pode causar mais atrasos.
- Você pode ser um outro caminhão mais preparado para Rota B, que irá suportar o trecho sem asfalto, sem aumentar o custo com manutenção.
No planejamento das rotas o operador logístico deve considerar:
- Características da cargas: tamanho, peso, valor e etc…
- Tipo de veículo necessário;
- Rotas;
- Pedágios;
- Restrições de circulação.
Já imaginou combinar todos esses fatores de forma manual? Além do trabalho braçal, será necessário um raciocínio lógico apurado! Para maior eficiência e menor margem de erro, recomendamos utilizar um sistema.
Sistema para roteirização de cargas: SMO TMS
O SMO TMS conta um módulo específico para a roteirização de coletas e entregas, aprimorando o tempo de viagens por meio do planejamento automatizado de rotas.
A solução SMO TMS é uma solução de gestão voltada para empresas de transporte e logística, facilitando o planejamento, execução e controle das atividades relacionadas ao transporte de cargas, incluindo a emissão de documentos, automatização de processos, rastreamento de cargas, controle da frota, entre outros.
Saiba mais em: https://www.mosistemas.com/smo-tms/